Showing posts with label utfpr. Show all posts
Showing posts with label utfpr. Show all posts
100 anos
O clima é de comemoração na UTFPR.
Em poucos dias, esta instituição que tanto marcou minha vida, com a qual continuo em freqüente contato, e pela qual tenho a maior gratidão e carinho, comemorará 100 anos de vida.
O site especial do centenário (com agenda, vídeo institucional, e muito mais) está em: http://www.utfpr.edu.br/centenario/
Deixo registrado aqui meus sinceros parabéns a todos os milhares de alunos, professores, e funcionários desta instituição modelo no sistema educacional brasileiro.
Rubens Alexandre de Faria

A viagem ao Brasil no final de junho / início de julho proporcionou muitos momentos dignos de uma celebração de 25 anos como professor. Um deles foi reencontrar meu ex-aluno (e hoje Professor do Departamento de Eletrônica da UTFPR) Rubens Alexandre de Faria.
Rubens foi meu aluno no meu primeiro semestre como professor (em 1983), cursou outra disciplina comigo alguns anos mais tarde, e hoje, além de estar trabalhando em seu doutorado, é um dos professores mais populares do Departamento de Eletrônica da UTFPR.
Foi uma grande satisfação revê-lo e testemunhar seu sucesso.
Curitiba
Estou em Curitiba desde o dia 26 de junho, numa rotina intensiva de aulas, reuniões, e trabalhos de pesquisa com meus colegas e alunos da UTFPR. Além disso, tive a oportunidade de visitar outras instituições de ensino superior da cidade e retomar o contato com muitos colegas, amigos, e ex-alunos (vários deles em posição de destaque, o que muito me orgulha) e saber o que estão fazendo. A combinação de atividades e a oportunidade de rever muitas pessoas especiais (algumas delas já mencionadas neste blog) tem feito desta viagem uma comemoração muito significativa de meus 25 anos como professor.
Tenho acumulado muitos temas interessantes para este blog, mas o tempo para escrever tem sido bastante escasso. Espero poder comentar alguns aspectos mais detalhados da viagem em futuros posts, possivelmente após o final da viagem.
Tenho acumulado muitos temas interessantes para este blog, mas o tempo para escrever tem sido bastante escasso. Espero poder comentar alguns aspectos mais detalhados da viagem em futuros posts, possivelmente após o final da viagem.
Off to Brazil
I'm on my way to beautiful Curitiba, Brazil, where I'll spend the next two weeks teaching a graduate course, giving a couple of technical talks, and working with my colleagues and students at UTFPR. The trip is sponsored by the Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). I'll use the opportunity to visit other universities (and reconnect with friends and colleagues from those universities) as well.
Iniciação científica
Lá pelo ano de 1984, graças à iniciativa dos professores Paulo J. Abatti e Pedro M. Gewehr (recém-retornando de seus Mestrados em Engenharia Biomédica na Unicamp), tive o privilégio de ser um dos dois primeiros alunos de graduação da história da UTFPR (na época CEFET-PR) a ser contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq. A outra bolsa foi alocada ao meu colega e amigo João Almeida de Góis. Juntos, desenvolvemos experimentos de laboratório para uma disciplina optativa de Engenharia Biomédica. Deste trabalho resultaram meus primeiros artigos científicos e participações em congressos.
Estava lançada a semente da pesquisa, tarefa que viria a desempenhar até hoje, como parte de minhas funções como professor. Como em muitos de meus relatos relembrando os últimos 25 anos, esta experiência vem acompanhada de um sentimento de gratidão aos bons amigos Abatti e Pedro por terem proporcionado aquela valiosa oportunidade.
Muitos anos se passaram, Abatti e Pedro obtiveram seus doutorados no exterior, o programa de Engenharia Biomédica manteve sua tradição de pioneirismo, esteve entre os primeiros a lançar programas de mestrado e doutorado, e consolidou-se como uma forte área, projetando o nome da UTFPR no cenário nacional e internacional.
Eleições na UTFPR: resultados
Acabo de ser informado dos resultados da eleição para reitor na UTFPR.
A chapa Cantarelli-Barbosa obteve expressiva votação e saiu vitoriosa.
Parabéns, Cantarelli! Parabéns, Paulo Barbosa!
Como escrevi antes, tenho confiança de que, sob a liderança de vocês, a UTFPR estará em excelentes mãos!
A chapa Cantarelli-Barbosa obteve expressiva votação e saiu vitoriosa.
Parabéns, Cantarelli! Parabéns, Paulo Barbosa!
Como escrevi antes, tenho confiança de que, sob a liderança de vocês, a UTFPR estará em excelentes mãos!
Tradição de qualidade
A UTFPR (antigo CEFET-PR, que ainda se chamava Escola Técnica Federal do Paraná no tempo em que iniciei o curso técnico em Eletrônica, em 1978) tem uma longa tradição de qualidade, que vai do (que hoje chamam) Ensino Médio até os programas de Pós-graduação.
Logicamente, sendo a instituição onde estudei por 9 anos (concluindo, além do curso técnico, dois cursos superiores -- Engenharia Elétrica (Eletrônica e Telecomunicações) e Licenciatura em Eletrônica), ensinei por mais de 14 anos, ocupei uma série de outros cargos ao longo do mesmo período, e com a qual continuo tendo intenso e freqüente contato, o sucesso da Instituição me enche de orgulho.
Por esta razão, a notícia que acabo de ler na "Gazeta do Povo online", dando conta do sucesso da UTFPR no Enem, valeu como um presente de 25 anos para mim.
Parabéns a todos, em especial ao meu velho e bom amigo Cion Cassiano Basso (atualmente Pró-Reitor Adjunto da UTFPR), por mais este grande sucesso!
Eleições na UTFPR
Hoje é dia de eleição para reitor na UTFPR (antigo CEFET-PR). Desejo a meu bom amigo Carlos Eduardo Cantarelli e seu companheiro de chapa, também meu amigo, Paulo Barbosa, muita sorte no processo que começa logo mais.
Cantarelli e Paulo Barbosa têm uma longa história de dedicação a esta instituição tradicional no sistema de ensino do Brasil, onde estudei e trabalhei por quase 20 anos. Tenho confiança de que, sob a liderança deles, a UTFPR estará em excelentes mãos.
Subscribe to:
Posts (Atom)
