Showing posts with label 25 anos. Show all posts
Showing posts with label 25 anos. Show all posts

Rubens Alexandre de Faria


A viagem ao Brasil no final de junho / início de julho proporcionou muitos momentos dignos de uma celebração de 25 anos como professor. Um deles foi reencontrar meu ex-aluno (e hoje Professor do Departamento de Eletrônica da UTFPR) Rubens Alexandre de Faria. 

Rubens foi meu aluno no meu primeiro semestre como professor (em 1983), cursou outra disciplina comigo alguns anos mais tarde, e hoje, além de estar trabalhando em seu doutorado, é um dos professores mais populares do Departamento de Eletrônica da UTFPR. 
Foi uma grande satisfação revê-lo e testemunhar seu sucesso. 

 

Curitiba

Estou em Curitiba desde o dia 26 de junho, numa rotina intensiva de aulas, reuniões, e trabalhos de pesquisa com meus colegas e alunos da UTFPR. Além disso, tive a oportunidade de visitar outras instituições de ensino superior da cidade e retomar o contato com muitos colegas, amigos, e ex-alunos (vários deles em posição de destaque, o que muito me orgulha) e saber o que estão fazendo. A combinação de atividades e a oportunidade de rever muitas pessoas especiais (algumas delas já mencionadas neste blog) tem feito desta viagem uma comemoração muito significativa de meus 25 anos como professor.

Tenho acumulado muitos temas interessantes para este blog, mas o tempo para escrever tem sido bastante escasso. Espero poder comentar alguns aspectos mais detalhados da viagem em futuros posts, possivelmente após o final da viagem. 

Campeonato de futebol de pelada

Meses após minha contratação como professor, o "Didi Pipoqueiro" (figura folclórica e querida do CEFET-PR) resolveu me convidar para jogar pelo time dele no Campeonato Interno de Futebol de Pelada. O raciocínio dele ao me convidar foi: "este menino tem 18-19 anos, fala o tempo todo de futebol (na época eu fazia parte da equipe do programa "Viva o Futebol" do saudoso Dirceu Graeser), é magrinho (acreditem...), portanto deve ser 'liso de bola' ".

Pois bem... Veio o primeiro jogo, entrei de titular, e depois de 3 ou 4 jogadas o Didi me chamou num canto do campo, me substituiu, e eu nunca mais joguei... A história durou anos, pois o Didi sempre que podia dizia para quem quisesse ouvir: "este aqui, fala um bolão, mas joga menos que o Anibal (inspetor de alunos, outra figura querida do CEFET, e no folclore do Didi, um notório 'perna-de-pau')."


Iniciação científica

Lá pelo ano de 1984, graças à iniciativa dos professores Paulo J. Abatti e Pedro M. Gewehr (recém-retornando de seus Mestrados em Engenharia Biomédica na Unicamp), tive o privilégio de ser um dos dois primeiros alunos de graduação da história da UTFPR (na época CEFET-PR) a ser contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq. A outra bolsa foi alocada ao meu colega e amigo João Almeida de Góis. Juntos, desenvolvemos experimentos de laboratório para uma disciplina optativa de Engenharia Biomédica. Deste trabalho resultaram meus primeiros artigos científicos e participações em congressos. 

Estava lançada a semente da pesquisa, tarefa que viria a desempenhar até hoje, como parte de minhas funções como professor. Como em muitos de meus relatos relembrando os últimos 25 anos, esta experiência vem acompanhada de um sentimento de gratidão aos bons amigos Abatti e Pedro por terem proporcionado aquela valiosa oportunidade.

Muitos anos se passaram, Abatti e Pedro obtiveram seus doutorados no exterior, o programa de Engenharia Biomédica manteve sua tradição de pioneirismo, esteve entre os primeiros a lançar programas de mestrado e doutorado, e consolidou-se como uma forte área, projetando o nome da UTFPR no cenário nacional e internacional.

Primeira disciplina

Minha contratação como professor em 1983 aconteceu com o semestre em andamento. Conseqüentemente, acabei "herdando" disciplinas que já estavam sendo ministradas por experientes professores do departamento (muitos dos quais haviam sido meus professores naquelas mesmas disciplinas).

Minha primeira disciplina (se a memória não falha) foi 'Análise de Circuitos' (obrigatória para alunos de 3o. / 4o. períodos tanto de Eletrônica quanto Telecomunicações). Minha mentora foi a Profa. Elane Amorim Maia.

Mais tarde acabaria ministrando várias outras disciplinas (e interagindo com seus respectivos mentores), dentre elas: 'Elementos de Eletrotécnica' (Prof. Paulo J. Abatti), 'Laboratório de Transmissão (Microondas)' (Prof. Éden Januario Netto), e 'Projetos de Circuitos Eletrônicos' (Prof. Douglas Jakubiak). Mas isto é assunto para outro dia...

4 de abril

O grande dia chegou... 

Hoje é dia 4 de abril, dia em que comemoro 25 anos de magistério. 

O dia começou bem, com uma caminhada a beira-mar em Deerfield Beach antes do espetáculo do nascer do sol, seguido por um café com minha querida amiga Lorraine.

O primeiro concurso a gente não esquece...

Eu não comprei a "Gazeta" no domingo em que o concurso público (que resultaria no emprego de professor com início em 4 de abril de 1983) foi anunciado.

Graças a amizade do (então professor do Depto. de Eletrônica) Paulo Sérgio Kostin, que me ligou para me informar do concurso e sugerir que eu me inscrevesse, acabei fazendo a inscrição, fui aprovado nas provas escrita e didática, e -- juntamente com os professores e bons amigos Luiz Carlos de Oliveira (irmão "do meio" do "Zezão" e do Mário Sérgio, meu colega no curso técnico) e Gilberto Celso Lam -- contratado.

Ainda me recordo (vagamente) da prova escrita e (vividamente) das transparências que preparei para a prova didática. O tema? Lei de Ohm.

Como tudo começou...

Tudo começou numa aula de Eletricidade II, 2o. período do curso técnico de Eletrônica no (então recém-renomeado) CEFET-PR, segundo semestre de 1978.

O professor da disciplina, José Luiz de Oliveira ("Zezão"), sem mais nem menos, perguntou para a turma: "Quem aqui gostaria de ser professor?"

Eu, muito tímido, não levantei a mão, mas fiquei com muita vontade de ter levantado... e me pus a pensar: "Que estranho... eu nunca havia pensado nisso (obviamente, no alto de meus 14 anos, minha cabeça andava ocupada com outras coisas...), mas no minuto em que o professor formulou a pergunta, responder sim pareceu a coisa mais natural do mundo..."

Era o primeiro sintoma do que viria a ser minha vocação...

25 years... / 25 anos...

... and looking forward to another 25.
... e a caminho de mais 25.

It all started on April 4, 1983... My first day as a high-school teacher at CEFET-PR (Curitiba, PR, Brazil).
Tudo começou em 4 de abril de 1983... Meu primeiro dia como "Professor de Ensino de Primeiro e Segundo Graus" no CEFET-PR (Curitiba, Paraná, Brasil).

In this blog I will reminisce about the past, post teaching-related notes, links, and resources, and (hopefully) reconnect and stay in touch with some of the thousands of students and many colleagues I've had the privilege of interacting with over the past 25 years.
Neste blog pretendo relembrar o passado, publicar informações e links úteis para professores e educadores, e -- possivelmente -- reatar os laços de contato com alguns dos milhares de alunos e muitos colegas com quem tive o privilégio de trabalhar nos últimos 25 anos.

I hope you will enjoy it and visit often.
Espero que gostem e voltem sempre.

Cheers,
Abraço,

-- Oge