Iniciação científica

Lá pelo ano de 1984, graças à iniciativa dos professores Paulo J. Abatti e Pedro M. Gewehr (recém-retornando de seus Mestrados em Engenharia Biomédica na Unicamp), tive o privilégio de ser um dos dois primeiros alunos de graduação da história da UTFPR (na época CEFET-PR) a ser contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq. A outra bolsa foi alocada ao meu colega e amigo João Almeida de Góis. Juntos, desenvolvemos experimentos de laboratório para uma disciplina optativa de Engenharia Biomédica. Deste trabalho resultaram meus primeiros artigos científicos e participações em congressos. 

Estava lançada a semente da pesquisa, tarefa que viria a desempenhar até hoje, como parte de minhas funções como professor. Como em muitos de meus relatos relembrando os últimos 25 anos, esta experiência vem acompanhada de um sentimento de gratidão aos bons amigos Abatti e Pedro por terem proporcionado aquela valiosa oportunidade.

Muitos anos se passaram, Abatti e Pedro obtiveram seus doutorados no exterior, o programa de Engenharia Biomédica manteve sua tradição de pioneirismo, esteve entre os primeiros a lançar programas de mestrado e doutorado, e consolidou-se como uma forte área, projetando o nome da UTFPR no cenário nacional e internacional.

No comments:

Post a Comment